terça-feira, 27 de outubro de 2009

Concurso Beleza Negra atrai população da Capital


Campo Grande (MS) – Moças e rapazes negros, maiores de 18 anos, que desejarem participar do 2º Concurso Beleza Negra de Campo Grande têm até 31 de outubro para fazer a inscrição. O concurso será no dia 20 de novembro – “Dia da Consciência Negra”, às 20 horas, no Armazém Cultural, na Capital e é uma realização da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Instituto Casa da Cultua Afro Brasileira (Iccab) e Rudy Nolasco (Idealizador do Concurso), em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS). “O evento está tendo grande repercussão. Já temos 20 inscritos: 15 moças e cinco rapazes. Pretendemos fechar as inscrições com 25 mulheres e 20 homens”, informa Nolasco.



Segundo os organizadores, o evento é de abrangência estadual. Podem participar a população negra e descendente comprovados seja pela cor ou pelos traços. Os objetivos são: valorizar a cultura e a estética afro-brasileira; destacar a beleza negra, o orgulho e a valorização de ser negro, além de criar oportunidade social para eles; valorizar a beleza e desenvoltura das candidatas; colaborar com o desenvolvimento social e cultural; interagir com as comunidades de bairros, através das lideranças das associações e escolas.



“Queremos que o concurso venha fazer parte do calendário cultural das festas sul-mato-grossenses. Para que se torne um evento de inclusão social, direcionado para o negro”, explica Rudy Nolasco, produtor do concurso Beleza Negra. Segundo ele, o negro está incluído na sociedade “mas, quando tem festas, não tem nada direcionado para ele”. Adriana Rocha foi a vencedora do primeiro concurso Beleza Negra realizado em dezembro 2008. “Ela seguiu carreira de modelo, entrou na Faculdade de Moda, e atualmente reside em São Paulo. O concurso tem uma repercussão muito grande. É como um concurso de miss” informou Rudy.



Na opinião de Romilda Neto Pizani, também coordenadora do evento, o concurso dá visibilidade à população negra. “E trabalha a auto-estima do negro, fazendo com que a sociedade tenha um momento de reflexão para aceitar as diferentes formas de cultura, e das diferentes manifestações culturais. São conceitos que precisam ser revistos”, comentou Romilda.



Para a coordenadoria estadual da Cppir, Raimunda Luzia de Brito, o Beleza Negra além de proporcionar a auto-estima da mulher e do homem negro também valoriza sua identidade. “O concurso faz com que eles se sintam valorizados. Estou esperando a participação de muitos rapazes e moças negras do nosso Estado”.



Os interessados em participar do concurso Beleza Negra devem fazer as inscrições no endereço: Rua Tiete, nº 252 fundos vila sobrinho falar com Rudy 9221-8938.

Concurso de beleza negra: inscrições estão abertas

Concurso de beleza negra: inscrições estão abertas






Mulheres e homens negros, maiores de 18 anos, que desejarem participar do 2º Concurso Beleza Negra de Campo Grande têm até 31 de outubro para fazer a inscrição. O concurso será no dia 20 de novembro – “Dia da Consciência Negra”, às 20 horas, no Armazém Cultural, na Capital. Uma realização da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Instituto Casa da Cultura Afro Brasileira (Iccab) e RUDY NOLASCO (Idealizador do Concurso), em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir), Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) e Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS) .



Segundo os organizadores, o evento é de abrangência estadual. Podem participar a população negra e descendentes comprovados, seja pela cor ou pelos traços. Os objetivos são: valorizar a cultura e a estética afro-brasileira; destacar a beleza negra, o orgulho e a valorização de ser negro, além de criar oportunidade social para eles; valorizar a beleza e desenvoltura das candidatas; colaborar com o desenvolvimento social e cultural; interagir com as comunidades de bairros, através das lideranças das associações e escolas.



“Queremos que o concurso venha fazer parte do calendário cultural das festas sul-mato-grossenses. Para que se torne um evento de inclusão social, direcionado para o negro”, explica Rudy Nolasco, produtor e idealizador do concurso Beleza Negra. Segundo ele, o negro está incluído na sociedade “mas, quando tem festas, não tem nada direcionado para ele”. Adriela Rocha foi a vencedora do primeiro concurso Beleza Negra realizado em dezembro 2008. “Ela seguiu carreira de modelo, entrou na Faculdade de Moda, e atualmente reside em São Paulo. O concurso tem uma repercussão muito grande. É como um concurso de miss” informou Rudy.



Na opinião de Romilda Neto Pizani, também coordenadora do evento, o concurso dá visibilidade à população negra. “E trabalha a auto-estima do negro, fazendo com que a sociedade tenha um momento de reflexão para aceitar as diferentes formas de cultura, e das diferentes manifestações culturais. São conceitos que precisam ser revistos”, comentou Romilda.



Para a coordenadoria estadual da Cppir, Raimunda Luzia de Brito, o Beleza Negra além de proporcionar a auto-estima da mulher e do homem negro também valoriza sua identidade. “O concurso faz com que eles se sintam valorizados. Estou esperando a participação de muitos rapazes e moças negras do nosso Estado”.



Os interessados em participar do concurso Beleza Negra devem entrar em contato no enderço: Rua tietê, nº 252 vila sobrinho (67) 9221-8938 falar c/ Rudy.

Feira Cultura: ”Kampibe Ajamu”




Feira cultural




Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, os organizadores do concurso Beleza Negra também vai realizar nos dias 19 e 20 de novembro, no Armazém Cultural, a Feira Cultura: ”Kampibe Ajamu” – que na língua (Iorubá), do continente africano Malauai, quer dizer: Vá e Veja! Ele luta pelo o que ele quer.



O projeto Kampibe Ajamu tem como finalidade divulgar a cultura afro-brasileira na Capital e no território nacional. Durante a feira haverá amostra de produtos tanto na área do artesanato como na gastronomia. E ainda, exposições de obras de arte como telas, vasos, e outros. Também vai haver danças, roda de conversas, palestras e testemunhos de experiências vividas sobre discriminação.



A Feira visa contribuir com a integração entre as comunidades quilombolas rurais e urbanas, e a sociedade, levando a todos os participantes do evento a um momento de reflexão sobre suas ações em relações à aceitação das diferentes culturas do Estado e do país.



Serviço



O Armazém Cultural fica na Avenida Calógeras s/nº (no prédio da antiga Ferrovia) em Campo Grande (MS).

Rudy Nolasco realiza 2º Concurso Beleza Negra de Campo Grande

Durante a Semana da Consciência Negra, em novembro próximo, a Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e em parceria com o Instituto Casa da Cultura Afrobrasileira e RUDY NOLASCO (Idealizador do Concurso) realiza o 2º Concurso Beleza Negra da Capital. As inscrições para o concurso estão abertas e terminam no próximo sábado (31/10).



Os quesitos para participar são: ser negra e maior de 18 anos. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas por e-mail: belezanegracampogrande@hotmail.com, por telefone: 9221-8938 ou no endereço: rua Tiete, nº 252 fundos, Vila Sobrinho. O organizador do evento, Rodynei Pereira Nolasco disse que a premiação acontece no dia 20 de novembro, às 20:00 horas, durante a Feira Cultural Afro no Armazém Cultural.



A Feira começa no dia 19 de novembro e conta com a participação de comunidades quilombolas do Estado e terá exposição de artesanato, comidas típicas e rodas de conversa sobre discriminação racial. A entrada para a Feira é um quilo de alimento não perecível e acontecerá das 8:00 horas às 18:00 horas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ensaio 2º oncurso Beleza Negra Campo Grande 2009

Ensaio 2º Concurso Beleza Negra Campo Grande 2009




1º- Ensaio 02/11/2009- Instituto Luther King - Avenida Fernando Corrêa da Costa, 603, Centro. das 14:00hs as 18:00hs


2º- Ensaio 08/11/2009- Pontão de Cultura Guaicuru - Rua 13 de maio nº 727, das 14:00hs as 18:00hs


3º- Ensaio 15/11/2009- Pontão de Cultura Guaicuru - Rua 13 de maio nº 727, das 14:00hs as 18:00hs


4º- Ensaio Geral 19/11/2009- Armazém Cultural - Avenida Calógeras s/n esplanda da ferrovia, as 19:00hs.

domingo, 18 de outubro de 2009

regulamento 2º Concurso beleza Negra campo grande 2009

Regulamento


Art. 1º DA PROMOÇÃO:

O Concurso Beleza Negra, promovido pela FUNDAC e Rudy Nolasco no dia 20 de novembro às 20h no Armazém Cultural, endereço; avenida calógeras s/n esplanada da ferrovia. Os principais objetivos do evento são: trabalhar a auto-estima de mulheres, homens e adolescentes negros, valorizar a cultura e a estética afro-brasileira; destacar a beleza negra, o orgulho e a valorização de ser negro, além de criar oportunidade social para eles; valorizar a beleza e desenvoltura das candidatas; colaborar com o desenvolvimento social e cultural; Interagir com as comunidades de bairros, através das lideranças das associações e escolas; divulgar os eventos realizados pelo programa tudo e algo mais;

Art. 2º - DA COMPROVAÇÃO

Podem participar do Concurso à população negra e descendentes comprovados, seja pela cor ou pelos traços, maiores de 18 anos.

Art.3º - DO EVENTO

O evento, é de abrangência municipal, é uma realização da comissão organizadora.

Art. 4º DO CONCURSO:

I - Fica instituído pela comissão do concurso, o Segundo concurso de Beleza Negra de campo Grande

II – O concurso Beleza Negra abre suas inscrições no dia 01/10/2009 com encerramento no dia 31/10/2009.



Art. 5º DAS PARTICIPANTES:

I – Poderão participar do concurso candidatas e candidatos, maiores de 18 anos completos até a data limite de inscrição;

II – Para participar, os candidatos deverão preencher corretamente a ficha de inscrição, que estará disponível com a organização do evento, através do produtor Rodynei Pereira Nolasco; junto a inscrição a candidata deve anexar cópia de documentos pessoais e uma foto 5X7 datada.

III – Não pode concorrer parente de primeiro grau de organizadores do evento ou jurados convidados;



Art. 6º - DA SELEÇÃO

I - A Comissão Julgadora do Concurso Beleza Negra se encarregará de efetuar a seleção através itens beleza, fotogenia, simpatia e inteligência dos candidatos que participarão da etapa final. Os candidatos pré-selecionados deverão comparecer em local e data indicado pela comissão organizadora do evento para fotos e vídeos. No caso do não comparecimento do candidato, o comissão julgadora do Concurso se encarregará de substituir o candidato.



Art. 7º - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

I - O ato da inscrição do candidato no concurso é considerado como de aceitação expressa e incondicional de todas as disposições indicadas neste regulamento.

II – Após o pedido de inscrição, o candidato será comunicada do deferimento de sua inscrição e de sua classificação as demais fases do concurso através da organização do evento;

III - As despesas decorrentes (transporte e alimentação) serão de total responsabilidade dos candidatos;

IV – O(a) vencedor (a) terá um vídeo exclusivo a ser veiculado na internet, além de autorizar sua imagem para colunas sociais e demais meios de comunicação que irão divulgar o evento;

V – Se, por qualquer motivo, o candidato vencedor não comparecer no dia, horário e local agendados para a produção de fotos e video, estará automaticamente desclassificado e o segundo colocado assume a posição de Beleza Negra 2009.

VI- Todos os participantes cedem o direito das imagens produzidas em razão do concurso para a organização do evento utilizar em qualquer campanha, divulgação ou publicação.

VII – A organização se compromete a utilizar as imagens produzidas ou fornecidas pelos candidatos para fins lícitos e morais, com intuito de divulgar o Concurso e ao evento.

VIII - Todos os candidatos classificados ganharão brindes dos patrocinadores.

IX - Os candidatos comprometem-se a participar de matérias editoriais, sem nenhum custo adicional a organização do evento, servindo a inscrição no concurso de autorização expressa para publicação da sua imagem nos veículos de comunicação até o próximo concurso em 2010;

X - A premiação para o vencedor será divulgada até uma semana antes da realização do evento pela organização.

XI - Casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do Concurso Beleza Negra.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Beleza Negra

Além da bela cor, a pele negra exibe outras vantagens
Algumas mulheres podem se considerar privilegiadas por natureza. Umas não têm tendência para engordar, outras não sabem o que é celulite e existem aquelas que possuem pele e cabelos normais, ou seja, não precisam sofrer tanto para cuidar do visual. Porém, sortudas mesmo são as negras. Se antes o tom de pele era um problema para elas e sinônimo de exclusão social, hoje se pode garantir que elas têm muito do que se orgulhar. No Dia da Consciência Negra, valorize-se e saiba cuidar dessa pele tão especial...
“Os negros são fisicamente mais aptos que os brancos. Não é à toa que nas olimpíadas, em competições como corridas, eles levam mais vantagens. Eles tiveram que correr muito para sobreviver. Por isso o corpo é mais preparado”
De acordo com a dermatologista Ligia Kogos, a pele negra, pela história evolutiva das sociedades africanas, está equipada para as intempéries da natureza e preparada para a luta, para sobreviver em ambientes adversos (o calor africano durante o dia, mais o vento e o frio durante a noite). Além disso, o corpo tem uma musculatura mais forte. "Os negros são fisicamente mais aptos que os brancos. Não é à toa que nas olimpíadas, em competições como corridas, eles levam mais vantagens. Eles tiveram que correr muito para sobreviver. Por isso o corpo é mais preparado", explica Dra. Ligia.

A origem da etnia explica também outras diferenças e define cuidados. Como possui muita melanina, a pele está mais protegida do sol e, por conseqüência, do envelhecimento das células da epiderme. Soma-se a isso um alto teor de colágeno, o que significa um grau de elasticidade superior a outras cores de pele. Estes dados justificam o fato de a pele escura permanecer conservada por tanto tempo.

Cuidados
Os cuidados com este tipo de pele são bem simples. A dermatologista Ligia Kogos recomenda uma limpeza profunda pela manhã e à noite, para evitar a dilatação dos poros. É só lavar bem o rosto com um sabonete de acordo com o tipo de pele. Depois, escolha uma loção tônica adstringente que seja hidro-alcoólica, como o velho e conhecido Leite de Rosas ou o de Colônia, fáceis de encontrar em qualquer farmácia. Antes de sair de casa, passe um hidratante com FPS 10. É importante que esse filtro seja oil free, para não aumentar a oleosidade do rosto.
À noite, depois de repetir a limpeza com o sabonete e com o tônico adstringente, use um creme com vitamina C ou hidroxiácidos. "Isso é para deixar a pele refinada, porque bonita ela já é", diz a médica. No corpo é bem mais fácil: é só usar um hidratante que contenha algum lubrificante – óleo de avelã, uva ou macadâmia para tirar o ressecado tão comum nos cotovelos e joelhos. Mais simples impossível.

Sorte grande
Além de ser bem mais fácil cuidar da pele, as mulheres negras ainda podem esnobar pelo fato de não terem celulite. Como a musculatura das pernas é mais firme, isso impede a formação daqueles desagradáveis furinhos. O acúmulo de gorduras é só nos quadris. Defeito?! Que nada! Isto é sinônimo de bumbum empinado. As costas também possuem músculos mais fortes. Resultado: a postura é melhor. "É o orgulho sem arrogância. Elas devem agradecer a Deus o corpo que têm", exalta Dra. Ligia. Portanto, branquelas (e nessa, a repórter se inclui) morram de inveja!
Porém, nem tudo é perfeito. Para sobreviver nas savanas africanas, o corpo foi acostumado a curar rapidamente qualquer agressão. Até aí só vantagens. Entretanto, nós não estamos mais na selva e, por isso, a cicatrização pode ser um problema. Quando há um corte, o sistema de defesa do corpo entra em ação. Entre as substâncias deste sistema, estão a melanina e o colágeno, que são mais abundantes na pele negra, facilitando a hiperpigmentação e a formação de quelóides neste tipo de peles. Então, é preciso cuidado redobrado na hora de fazer tratamentos estéticos.

Tratamentos
Segundo a dermatologista Ana Carolina Rocha, da Clínica La Vitalité, no Rio de Janeiro, peelings e lasers, se não forem bem aplicados, podem prejudicar esse tipo de pele. "A pele negra, quando agredida, sofre um processo inflamatório mais intenso que a pele branca, perde água mais rapidamente e em maior abundância. Ativa melanina e colágeno em excesso e, com isso, eleva-se o risco de cicatrizes e manchas escuras", afirma a dermatologista.

Isso não quer dizer que não se pode fazer esses tratamentos. Existem peelings mais suaves, superficiais, bem como lasers específicos que agridem menos. Se a pele for preparada antes e depois, não há riscos. "De maneira geral, antes de iniciarmos, passamos ácidos com ação despigmentante e recomendamos anti-inflamatórios de baixa potência e vitaminas antioxidantes. Depois do tratamento, é importante o uso de hidratantes, regeneradores e antiinflamatórios leves", orienta Dra. Ana, lembrando que, como o peeling é uma "agressão" à pele, o tratamento demora mais tempo para ser concluído.

Com ou sem cachos
Outro cuidado importante é com os cabelos. Embora dêem a impressão de serem grossos, eles são muito frágeis e merecem atenção especial. De acordo com Ligia Kogos, se a pessoa não for alérgica, o formol, tão condenado, pode ser uma solução. "O produto deve ter o reconhecimento da Anvisa. Se estiver tudo certo, ele forma uma capa de proteção e não agride os fios", explica. Caso prefira manter os cachos, a dermatologista aconselha o uso de xampus para cabelos secos e ondulados, leave on e silicones para dar acabamento aos penteados. "Depois, é só valorizar a beleza e o frescor que elas têm", finaliza.





Concurso Beleza Negra 2008 Ensaio Passarela

Ensaios Beleza Negra 2008



Concurso Beleza Negra MS 2008 Ensaio (YouTube)

Ensaio do Concurso Beleza Negra MS/2008. Amizade e companheirismo entre as candidatas. Ansiedade e entusiasmo em cada ensaio. Todas maravilhosas, Todas se sairam muito bem. Esforço admirável para um primeiro concurso!!! Parabéns Meninas,,,Rudy!!!

Ana Keiko jurada co 1º Concurso Beleza Negra MS 2008

Ana Keiko jurada co 1º Concurso Beleza Negra MS 2008 (YouTube) de beleza. Simpatia, emoção, Garra e auto-estima!!!


Ana Keiko Ganhadora do concurso Beleza Negra de Nova Andradina MS e ganhadora do concurso beleza Negra regional em Bataguassu MS/2008. Depoimento sobre suas experiências adquiridas com os concursos



sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pontão de Cultura Guaicuru

Os Guaicurus, ou índios cavaleiros, ficaram conhecidos pela habilidade de lutar, demonstrando coragem, resistindo à influência de outros povos e culturas, protegendo sua história e afirmando a identidade. É dessa premissa que nasce o Pontão de Cultura Guaicuru, com a intenção de valorizar manifestações culturais de Mato Grosso do Sul, potencializando a energia criativa daqueles que produzem arte, trabalhando na produção, formação e difusão cultural. O projeto integra o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural.



Atua especialmente na capacitação, produção e promoção do acesso ao teatro, cinema e audiovisual, realiza oficinas e encontros, promovendo o debate e capacitação com base na experiência da Associação Cultural Oficina de Criação Teatral.



O Pontão articula ações que fomentam o relacionamento entre os Pontos de Cultura, Casas Brasil, comunidades indígenas, comunidades das fronteiras com a Bolívia, Paraguai e outros grupos que trabalham a arte e a cultura, realizando atividades de forma cooperativa, colaborativa, solidária e inclusiva. Desta forma, pretende-se fortalecer a cultura popular, dar força, visibilidade a manifestações culturais de Mato Grosso do Sul.





Portal Guaicuru Virtual – Usando como base softwares livres, o portal promove o desenvolvimento colaborativo, utilizando a grande rede para a troca de experiências entre os Pontos e outros grupos culturias e sociais com a população. A produção artística produzida pode ser acessada de qualquer parte do mundo.





Teatro no Ponto - Com base na experiência da Oficina de Criação Teatral, formaram-se cinco núcleos, nos municípios de Bonito, Campo Grande, Dourados e Nova Andradina. Aulas básicas, oferecidas gratuitamente.



Audiovisual – Formação de núcleos de produção, realização de oficinas, debates e palestras com profissionais da área.



Encontro no Ponto – Promove o encontro entre Pontos de Cultura, Casas Brasil, comunidades indígenas e outros grupos sociais de MS para a troca de experiências, divulgação, fortalecimento das ações e relacionamentos das comunidades envolvidas. Palestras, depoimentos, dinâmicas, oficinas, mostra audiovisual e manifestações culturais são algumas das atividades compartilhadas.



Festival das Culturas Populares – Painel das manifestações populares de Mato Grosso do Sul e de outras localidades do País, destacando a produção dos Pontos de Cultura, Casas Brasil, povos indígenas e grupos populares promovendo a troca de experiências entre os mais jovens e os mais velhos.



Cinema Livre – Obras do catálogo da Programadora Brasil, da produtora VideoFilmes, além de filmes e vídeos produzidos pelos pontos de todo o Brasil, são apresentados gratuitamente às comunidades dos Pontos de Cultura e Casas Brasil e outros grupos culturais e sociais.



PONTÃO DE CULTURA GUAICURU

Rua Treze de Maio, 727 . Vila Santa Dorothéia

Tels. 67 . 3026-6356 . 3325-1121

CEP 79.004-423 . Campo Grande . MS

FUNDAC

ICCAB

AŞÈ EM PORTUGUÊS AXÉ



AŞÈ, termo de origem ioruba que em sua acepção filosófica, significa força que permite a realização da vida, que assegura a existência dinâmica; que possibilitbodapivaa os acontecimentos e as transformações(...). Entre os iorubas, AŞÈ > significa lei, comando, ordem – o poder e a capacidade de realizar algo sobre coisa ou pessoa.

(...) significa também paz, união, amor, felicidade, sucesso, harmonia consigo e entre nós(...) e principalmente com Olorum (Deus)...



ICCAB - 15 Anos

O INSTITUTO CASA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, também indicado pela sigla ICCAB, entidade fundada em 11 de Abril de 1994, filiado a CONEN - Coordenação Nacional das Entidades Negras, Fórum Estadual Permanente das Entidades Negras, Utilidade Pública Municipal – Lei n. 3811/2000, Utilidade Pública Estadual – Lei n. 2166/2000, inscrita nos Conselho Estadual de Desenvolvimento e Defesa dos Direitos do Negro, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Nacional de Assistência Social, tem também assento no Conselho Nacional de Combate à Discriminação/SEDH/PR, bem como, já esteve no Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares/MinC, registro no BID/INDES/Washington e Órgão dos Direitos Humanos da ONU em Genebra, é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, sem preconceito de raça, cor, etnia, gênero, origem nacional, credo, político partidário, com abrangência em todo Estado, com sede em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, podendo ter representações em todo território nacional e no exterior.

Este Instituto, também conhecido como “Casa da África”, foi criado a partir de proposta dos Embaixadores, Representantes, Adidos e Secretários de Embaixadas de Países Africanos e do Movimento Social Negro, presentes no Fórum de Intercambio Econômico-Cultural África-Mato Grosso do Sul, realizado no ano de 1993, fórum este idealizado pelo então na época, Vice-Presidente do CEDINE-Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Sr. Aparício Luiz Xavier de Oliveira.

Este Fórum foi coordenado pelo CEDINE, que era presidido pela Dra. Raimunda Luzia de Brito, com apoio das Embaixadas dos Países Africanos, Fundação Cultural Palmares, Ministério de Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Campo Grande, entidades do Movimento Negro, das Associações de Classe, Clubes de Serviço e outros órgãos governamentais municipais, estaduais e federais.

O ICCAB como entidade civil, suprapartidária, democrática e autônoma, e tem como objetivos assessorar entidades do movimento negro rural e urbano, estudar e levantar a problemática dos afrodescendentes e dos excluídos no campo sócio-econômico-educacional-cultural, buscando a sua consolidação, promovendo seu desenvolvimento educacional e cultural, das comunidades negras proporcionado às mesmas condições adequadas para o seu desenvolvimento, além de promover intercâmbio com entidades governamentais ou de direito privado nacionais e internacionais, principalmente com os países africanos e organizações da diáspora e defesa dos direitos humanos e dos direitos dos negros.

O Diploma Social também definiu como competência do ICCAB, proteção ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio artístico, estético, histórico, cultural, aos direitos da criança e do adolescente, da mulher, do idoso, e especialmente a defesa judicial da igualdade racial, da titulação das comunidades quilombolas, incluindo a propositura de ações criminais, ações civis coletivas ou públicas destinadas à proteção dos direitos difusos e coletivos da população negra, e de quaisquer outros segmentos vitimados por discriminação injusta.

O ICCAB, também promove ações conforme diretrizes do Programa Nacional dos Direitos Humanos, que orienta no sentido de incentivar a criação de estruturas para o desenvolvimento de programas socio-educativos para o atendimento aos jovens e adultos afrodescendentes ou não, e desenvolver ações afirmativas para o acesso a educação, saúde, trabalho, à justiça, bem como tecnologia de ponta na esfera da informática, no sentido de estabelecer a igualdade de oportunidades e promover a valorização da mulher, do homem, da criança e do jovem, do idoso, visando sua total integração na sociedade brasileira. Motivo pelo qual desenvolve trabalhos em conjunto com outros movimento de direitos humanos, movimentos negros, de mulheres, sindicatos órgãos governamentais e não governamentais nacionais e internacionais podendo celebrar acordos e convênios com estas entidades, desde que sejam coincidentes com os objetivos do ICCAB.

Nos primeiros anos de vida o ICCAB procurou ocupar espaços e fazer-se conhecido e respeitado nos diversos segmentos sociais Sul-mato-grossense, além de consolidar-se juridicamente.

Neste décimo quinto ano de existência anos de existência, com seus conceitos e objetivos estabilizados e internalizados o ICCAB, o instituto procura reerguer-se, pois foi abalado por uma crise administrativa estando ainda hoje com problemas financeiros, jurídicos (justiça do trabalho), mas mesmo assim esta se reestruturando para realizar cursos trabalhos estudos e pesquisas na área cultural de matrizes africanas e brasileiras, artística e profissional de qualificação e requalificação com adultos e adolescentes de ambos os sexos.

O serviço SOS-Racismo, cujo convênio foi com a Secretária de Estado dos Direitos Humanos, hoje esta parceria é com o Conselho Estadual dos Direitos do Negro, serviço este gratuito com varias ações na justiça que faz atendimento jurídico e psicossocial às vitimas de crimes de discriminação racial.

O Projeto ÈWE-Cultura e Cidadania - Banda Afro-Pantanal foi um Convênio com a Fundação Cultural Palmares/MinC, e Fundação Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Campo Grande que trabalhou com música e educação e o Projeto Passos à Cidadania/SEDH na área da informática, com crianças e jovens da periferia em situação de risco, intercâmbio com Países Africanos, do Caribe, das Américas e com as organizações de direitos humanos e de defesa dos negros da diáspora.

Atente-se que a Banda Mukando Kandongo da Comunidade Familiar Negra São João Batista originou-se do Projeto ÈWE-Cultura e Cidadania do ICCAB, também realizou em conjunto com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com promoção do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul o Festival Nacional de Ladainhas da Capoeira.

Outro projeto nosso que requer estudos é a montagem de um Museu Africano em convênio e parcerias com as Embaixadas de paises do Continente Africano, Universidades, Centros Históricos é uma das nossas principais metas. Para se conhecer a historia do Brasil é preciso conhecer a historia do continente Africano e do povo negro uma das matizes formadoras do povo brasileiro.

Considerando a repercussão da III Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, Durban-África do Sul (31/08 a 07/09/2001) e principalmente os desdobramentos observados no âmbito dos poderes executivo, legislativo e judiciário no sentido da aplicação de políticas para as populações afrodescendentes, nas esferas federal, estaduais e municipais, necessário se faz instrumentalizar as organizações não governamentais que se ocupam da questão sociais, étnicas e culturais, buscando a promoção da igualdade no cenário brasileiro, considerando, também, as recomendações aprovadas no evento em referência, tanto na Declaração em si, quanto no Plano de Ação.

Finalizando, destacamos que a preservação da Cultura Afro-Brasileira, enquanto participante do processo civilizatório nacional, tem assento constitucional, onde o apoio e incentivo devem ser-lhes dadas, conforme prescreve o artigo 215, § 1º da nossa Carta Magna. Defender e preservar a cultura, no caso específico como deste projeto, a cultura Afro-Brasileira, significa defender a si próprio, sua família, seu grupo social, sua comunidade, seu país, daí sua articulação com os direitos fundamentais.



AXÉ

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

1º Concurso Beleza Negra

A disputa foi acirrada entre as 28 candidatas a Miss Beleza Negra 2008. O quadro de jurados formado por entidades do Movimento Negro, Colônias Paraguaia, Libanesa, Japonesa, Luso Brasileira, Fundação Municipal de Cultura, Fundação Municipal do Esporte, Coordenadoria de políticas públicas para a mulher, Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos do Negro, empresários, ex modelos, entre outras autoridades, tiveram a difícil missão de escolher a mais bela negral.


Das 28 candidatas, 10 passaram para a segunda fase e cinco para a grande final. Adriella Barbosa da Rocha Batista de 20 anos, consultora de vendas, foi a grande vencedora, levando pra casa um presente da Joiart, um jeans @zero, um kit feminino presente do Banco do Brasil, um vale da Lucimar Roza Hair Designer, um kit presente da Cazo, um book fotográfico do fotografo Livio Bozzano da Revista Ímpar, um mega hair presente do Rudy Nolasco Cabeleireiro; um curso completo de informática do Cebrac, meia bolsa de estudo no Colégio Latino Americano, um dia de beleza presente do Arce Cabeleireiro, uma mesa e uma cadeira presente da Mov Flex.

A segunda colocada foi Fhabianna Santos Teles, 23 anos, bióloga, que faturou um relógio de parede presente do Banco do Brasil, um vale da Lucimar Roza Hair Designer, um kit presente da Cazo e meia bolsa para fazer inglês no CCAA.

A terceira colocada foi Janete Rosa de Souza de 48 anos, diretora de escola, que foi premiada com um relógio de parede presente do Banco do Brasil, um vale da Lucimar Roza Hair Designer e um kit presente da Cazo.

A Miss Simpatia foi Camila Alves Bernardo de 21 anos, manicure, premiada com um relógio de parede presente do Banco do Brasil, um vale da Lucimar Roza Hair Designer e um secador presente da Ele & ela cosméticos.

Inscrições para o 2º concurso Beleza Negra Campo Grande


estão abertas as inscrições para o 2º concurso Beleza Negra, que revelará o mais belo casal de negros de Campo Grande MS. Poderão de inscrever moças e rapazes maiores de 18 anos do dia 01/10/2009 a 31/10/2009, diretamente com o produtor e idealizador do concurso Rudy Nolasco  na Rua tiete, nº 252 fundos - Vila Sobrinho. O Concurso acontecerá no dia 20 de novembro, em comemoração a semana da consciência negra. O evento tem a parceria na realização da FUNDAC (Fundação Municipal de Cultura) e apoio do ICCAB (Instituto Casa da Cultura Afro Brasileira) e passa a fazer parte do calendário de festas da Capital. contatos: belezanegracampogrande@hotmail.com    069 9221-8938  c/Rudy

Lançamento do 2 º Concurso Beleza Negra Campo Grande

Campo Grande MS, 29 de Setembro de 2009.

Foi lançado o 2º Concurso Beleza Negra. Hoje às 11:00hs na FUNDAC Fundação Municipal de Cultura, reunião com o Sr Roberto, a srª Romilda Neto Pizani do ICCAB Instituto Casa da Cultura Afro Brasileira e o Srº Rodynei Pereira Nolasco Produtor e idealizador do concurso. A FUNDAC participa como parceira na realização do evento, acontecerá no Armazém Cultural, dia 20 de novembro de 2009 ás 20:00hs, em comemoração à semana da consciência negra. O Concurso contará esse ano além do desfile feminino, o desfile masculino, apresentações variadas e show de pagode ao vivo. As inscrições estão abertas de 01/l0/2009 a 31/10/2009. O Beleza Negra se firma como evento integrante no calendario de festas de Campo grande. Ojetiva aumentar a auto-estima da população negra, além de dar oportunidade a novos talentos no mercado nacional, e se tornar uma referência de beleza, estética e moda para o público negro.


Contatos e informações belezanegracampogrande@hotmail.com 067 9221-8938 c/Rudy

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia da Consciência Negra


História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

_________________________

domingo, 4 de outubro de 2009

Concurso que revelará o mais belo casal negro de Campo grande



Este ano, poderão desfilar moças e rapazes negros maiores de 18 anos.

2º Concurso Beleza Negra Campo Grande



Fhabianna theles, Representante oficial do 1º Concurso Beleza Negra/2008, Ela quem passará a faixa e a coroa para a vencedora de 2009