terça-feira, 27 de outubro de 2009

Concurso Beleza Negra atrai população da Capital


Campo Grande (MS) – Moças e rapazes negros, maiores de 18 anos, que desejarem participar do 2º Concurso Beleza Negra de Campo Grande têm até 31 de outubro para fazer a inscrição. O concurso será no dia 20 de novembro – “Dia da Consciência Negra”, às 20 horas, no Armazém Cultural, na Capital e é uma realização da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Instituto Casa da Cultua Afro Brasileira (Iccab) e Rudy Nolasco (Idealizador do Concurso), em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS). “O evento está tendo grande repercussão. Já temos 20 inscritos: 15 moças e cinco rapazes. Pretendemos fechar as inscrições com 25 mulheres e 20 homens”, informa Nolasco.



Segundo os organizadores, o evento é de abrangência estadual. Podem participar a população negra e descendente comprovados seja pela cor ou pelos traços. Os objetivos são: valorizar a cultura e a estética afro-brasileira; destacar a beleza negra, o orgulho e a valorização de ser negro, além de criar oportunidade social para eles; valorizar a beleza e desenvoltura das candidatas; colaborar com o desenvolvimento social e cultural; interagir com as comunidades de bairros, através das lideranças das associações e escolas.



“Queremos que o concurso venha fazer parte do calendário cultural das festas sul-mato-grossenses. Para que se torne um evento de inclusão social, direcionado para o negro”, explica Rudy Nolasco, produtor do concurso Beleza Negra. Segundo ele, o negro está incluído na sociedade “mas, quando tem festas, não tem nada direcionado para ele”. Adriana Rocha foi a vencedora do primeiro concurso Beleza Negra realizado em dezembro 2008. “Ela seguiu carreira de modelo, entrou na Faculdade de Moda, e atualmente reside em São Paulo. O concurso tem uma repercussão muito grande. É como um concurso de miss” informou Rudy.



Na opinião de Romilda Neto Pizani, também coordenadora do evento, o concurso dá visibilidade à população negra. “E trabalha a auto-estima do negro, fazendo com que a sociedade tenha um momento de reflexão para aceitar as diferentes formas de cultura, e das diferentes manifestações culturais. São conceitos que precisam ser revistos”, comentou Romilda.



Para a coordenadoria estadual da Cppir, Raimunda Luzia de Brito, o Beleza Negra além de proporcionar a auto-estima da mulher e do homem negro também valoriza sua identidade. “O concurso faz com que eles se sintam valorizados. Estou esperando a participação de muitos rapazes e moças negras do nosso Estado”.



Os interessados em participar do concurso Beleza Negra devem fazer as inscrições no endereço: Rua Tiete, nº 252 fundos vila sobrinho falar com Rudy 9221-8938.

Um comentário:

  1. oi eu tenho uma agencia de modelo aqui em campo grande, types model. ela situa aqui no caranda bosque, eu gostaria de cobrir esse concurso com umas premiações se vc quizerem eu posso dar ,,
    pois to a procura de beleza negra q hoje em dia é dificil ,entra em contato types_model@hotmail.com

    ResponderExcluir