sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pontão de Cultura Guaicuru

Os Guaicurus, ou índios cavaleiros, ficaram conhecidos pela habilidade de lutar, demonstrando coragem, resistindo à influência de outros povos e culturas, protegendo sua história e afirmando a identidade. É dessa premissa que nasce o Pontão de Cultura Guaicuru, com a intenção de valorizar manifestações culturais de Mato Grosso do Sul, potencializando a energia criativa daqueles que produzem arte, trabalhando na produção, formação e difusão cultural. O projeto integra o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural.



Atua especialmente na capacitação, produção e promoção do acesso ao teatro, cinema e audiovisual, realiza oficinas e encontros, promovendo o debate e capacitação com base na experiência da Associação Cultural Oficina de Criação Teatral.



O Pontão articula ações que fomentam o relacionamento entre os Pontos de Cultura, Casas Brasil, comunidades indígenas, comunidades das fronteiras com a Bolívia, Paraguai e outros grupos que trabalham a arte e a cultura, realizando atividades de forma cooperativa, colaborativa, solidária e inclusiva. Desta forma, pretende-se fortalecer a cultura popular, dar força, visibilidade a manifestações culturais de Mato Grosso do Sul.





Portal Guaicuru Virtual – Usando como base softwares livres, o portal promove o desenvolvimento colaborativo, utilizando a grande rede para a troca de experiências entre os Pontos e outros grupos culturias e sociais com a população. A produção artística produzida pode ser acessada de qualquer parte do mundo.





Teatro no Ponto - Com base na experiência da Oficina de Criação Teatral, formaram-se cinco núcleos, nos municípios de Bonito, Campo Grande, Dourados e Nova Andradina. Aulas básicas, oferecidas gratuitamente.



Audiovisual – Formação de núcleos de produção, realização de oficinas, debates e palestras com profissionais da área.



Encontro no Ponto – Promove o encontro entre Pontos de Cultura, Casas Brasil, comunidades indígenas e outros grupos sociais de MS para a troca de experiências, divulgação, fortalecimento das ações e relacionamentos das comunidades envolvidas. Palestras, depoimentos, dinâmicas, oficinas, mostra audiovisual e manifestações culturais são algumas das atividades compartilhadas.



Festival das Culturas Populares – Painel das manifestações populares de Mato Grosso do Sul e de outras localidades do País, destacando a produção dos Pontos de Cultura, Casas Brasil, povos indígenas e grupos populares promovendo a troca de experiências entre os mais jovens e os mais velhos.



Cinema Livre – Obras do catálogo da Programadora Brasil, da produtora VideoFilmes, além de filmes e vídeos produzidos pelos pontos de todo o Brasil, são apresentados gratuitamente às comunidades dos Pontos de Cultura e Casas Brasil e outros grupos culturais e sociais.



PONTÃO DE CULTURA GUAICURU

Rua Treze de Maio, 727 . Vila Santa Dorothéia

Tels. 67 . 3026-6356 . 3325-1121

CEP 79.004-423 . Campo Grande . MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário