Os Guaicurus, ou índios cavaleiros, ficaram conhecidos pela habilidade de lutar, demonstrando coragem, resistindo à influência de outros povos e culturas, protegendo sua história e afirmando a identidade. É dessa premissa que nasce o Pontão de Cultura Guaicuru, com a intenção de valorizar manifestações culturais de Mato Grosso do Sul, potencializando a energia criativa daqueles que produzem arte, trabalhando na produção, formação e difusão cultural. O projeto integra o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural.
Atua especialmente na capacitação, produção e promoção do acesso ao teatro, cinema e audiovisual, realiza oficinas e encontros, promovendo o debate e capacitação com base na experiência da Associação Cultural Oficina de Criação Teatral.
O Pontão articula ações que fomentam o relacionamento entre os Pontos de Cultura, Casas Brasil, comunidades indígenas, comunidades das fronteiras com a Bolívia, Paraguai e outros grupos que trabalham a arte e a cultura, realizando atividades de forma cooperativa, colaborativa, solidária e inclusiva. Desta forma, pretende-se fortalecer a cultura popular, dar força, visibilidade a manifestações culturais de Mato Grosso do Sul.
Portal Guaicuru Virtual – Usando como base softwares livres, o portal promove o desenvolvimento colaborativo, utilizando a grande rede para a troca de experiências entre os Pontos e outros grupos culturias e sociais com a população. A produção artística produzida pode ser acessada de qualquer parte do mundo.
Teatro no Ponto - Com base na experiência da Oficina de Criação Teatral, formaram-se cinco núcleos, nos municípios de Bonito, Campo Grande, Dourados e Nova Andradina. Aulas básicas, oferecidas gratuitamente.
Audiovisual – Formação de núcleos de produção, realização de oficinas, debates e palestras com profissionais da área.
Encontro no Ponto – Promove o encontro entre Pontos de Cultura, Casas Brasil, comunidades indígenas e outros grupos sociais de MS para a troca de experiências, divulgação, fortalecimento das ações e relacionamentos das comunidades envolvidas. Palestras, depoimentos, dinâmicas, oficinas, mostra audiovisual e manifestações culturais são algumas das atividades compartilhadas.
Festival das Culturas Populares – Painel das manifestações populares de Mato Grosso do Sul e de outras localidades do País, destacando a produção dos Pontos de Cultura, Casas Brasil, povos indígenas e grupos populares promovendo a troca de experiências entre os mais jovens e os mais velhos.
Cinema Livre – Obras do catálogo da Programadora Brasil, da produtora VideoFilmes, além de filmes e vídeos produzidos pelos pontos de todo o Brasil, são apresentados gratuitamente às comunidades dos Pontos de Cultura e Casas Brasil e outros grupos culturais e sociais.
PONTÃO DE CULTURA GUAICURU
Rua Treze de Maio, 727 . Vila Santa Dorothéia
Tels. 67 . 3026-6356 . 3325-1121
CEP 79.004-423 . Campo Grande . MS
Realizado anualmente. Evento em comemoração a Beleza Negra de Campo Grande MS. Mostrar a Beleza e a importância dos negros na sociedade. Valorizar a autoestima e dar empoderamento aos candidatos. Combater a discriminação, racismo e o preconceito. Descobrir novos talentos! Não se exige peso, altura, medidas e nem idade limite. Precisa ser negro e maior de 18 anos. Para se inscrever, pode ser pelo site ou pelo celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário