terça-feira, 27 de outubro de 2009

Concurso de beleza negra: inscrições estão abertas

Concurso de beleza negra: inscrições estão abertas






Mulheres e homens negros, maiores de 18 anos, que desejarem participar do 2º Concurso Beleza Negra de Campo Grande têm até 31 de outubro para fazer a inscrição. O concurso será no dia 20 de novembro – “Dia da Consciência Negra”, às 20 horas, no Armazém Cultural, na Capital. Uma realização da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Instituto Casa da Cultura Afro Brasileira (Iccab) e RUDY NOLASCO (Idealizador do Concurso), em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir), Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) e Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS) .



Segundo os organizadores, o evento é de abrangência estadual. Podem participar a população negra e descendentes comprovados, seja pela cor ou pelos traços. Os objetivos são: valorizar a cultura e a estética afro-brasileira; destacar a beleza negra, o orgulho e a valorização de ser negro, além de criar oportunidade social para eles; valorizar a beleza e desenvoltura das candidatas; colaborar com o desenvolvimento social e cultural; interagir com as comunidades de bairros, através das lideranças das associações e escolas.



“Queremos que o concurso venha fazer parte do calendário cultural das festas sul-mato-grossenses. Para que se torne um evento de inclusão social, direcionado para o negro”, explica Rudy Nolasco, produtor e idealizador do concurso Beleza Negra. Segundo ele, o negro está incluído na sociedade “mas, quando tem festas, não tem nada direcionado para ele”. Adriela Rocha foi a vencedora do primeiro concurso Beleza Negra realizado em dezembro 2008. “Ela seguiu carreira de modelo, entrou na Faculdade de Moda, e atualmente reside em São Paulo. O concurso tem uma repercussão muito grande. É como um concurso de miss” informou Rudy.



Na opinião de Romilda Neto Pizani, também coordenadora do evento, o concurso dá visibilidade à população negra. “E trabalha a auto-estima do negro, fazendo com que a sociedade tenha um momento de reflexão para aceitar as diferentes formas de cultura, e das diferentes manifestações culturais. São conceitos que precisam ser revistos”, comentou Romilda.



Para a coordenadoria estadual da Cppir, Raimunda Luzia de Brito, o Beleza Negra além de proporcionar a auto-estima da mulher e do homem negro também valoriza sua identidade. “O concurso faz com que eles se sintam valorizados. Estou esperando a participação de muitos rapazes e moças negras do nosso Estado”.



Os interessados em participar do concurso Beleza Negra devem entrar em contato no enderço: Rua tietê, nº 252 vila sobrinho (67) 9221-8938 falar c/ Rudy.

2 comentários:

  1. ola pessoal tudo bem ? meu nome é leonardo silva ,estou afim de escrever muito obrigado abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo. Entre em contato com a gente para fazer sua inscrição. Abração Rudy

      Excluir