terça-feira, 7 de maio de 2013

Valorização da beleza negra é tema de seminário



 A valorização da beleza negra tem sido a luta da Associação Nacional do Turismo Afro-Brasileiro (ANTAB) e da Expoafro Brasil, que organizaram um seminário na Assembléia Legislativa de São Paulo,  para expor o assunto. entidades, sindicatos, políticos e representantes de feiras de beleza compareceram ao evento que decidiu, entre outras pautas, o agendamento de uma reunião com a direção de todas as organizadoras de feiras para conhecer a posição de cada uma referente a inclusão de negros (cabeleireiros afros, trancistas e modelos) em palestras, shows de palco, desfiles e recepção nas feiras deste segmento.

Para o presidente da ANTAB, Francisco Henrique, as empresas devem começar a valorizar mais a beleza do negro nos eventos e ainda ressalta que o mercado de cosméticos para cabelos afros é um nicho extremamente atrativo e que tem crescido nos últimos seis anos. “Para nós isso não é novidade. A mulher negra há muito tempo consome produtos de beleza e as empresas descobriram que estavam perdendo esta oportunidade de negócio para o mercado externo, já que a maioria dos produtos consumidos era importada”.

A última conquista da entidade foi no mundo da moda. Isso porque os organizadores do São Paulo Fashion Week e o Ministério Público fecharam um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que prevê cota de participação mínima de 10% para modelos negros nas passarelas. O documento prevê multa de R$ 250 mil caso as grifes não cumpram a medida.

A Associação Nacional do Turismo Étnico Afro Brasileiro -ANTAB esta na Beauty Fair 2011, com espaço próprio na área profissional e estará apresentando novidades no tocante a estética feminina e masculina; tranças; apliacação de mega-hair; demonstrações de penteados e a promoção de roteiros étnicos. Outra novidade será apresentada é realização da primeira edição do Troféu Etnic Hair Beaury que ocorrerá em 2012; a participação de representantes da Revista Brasil – Angola e a promoção do Fashion Business Angola 2011.

Tags: antab, desfilediscriminacao, expoafro, fashion week, feiras, modelos, multa, negras, negros, racial, tac

Retirado do site revista afro.com com o link http://www.revistaafro.com.br/destaques/valorizacao-da-beleza-negra-e-tema-de-seminario/  em 07.05.2013 as 08:49h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário